domingo, 5 de abril de 2015

Land Rover Defender - DIY: Painel 2xUSB + socket 12v

Com a recente aquisição de uma tenda de tejadilho para usar no nosso Defender abriu-se uma porta para a execução de pequenos projectos que visam aumentar o conforto enquanto estamos a bordo, seja em viagem ou acampados.

Para já, dediquei algumas horas à instalação de uns pequenos painéis que disponibilizam portas USB +5V e de uma mais tradicional "tomada de isqueiro" +12v. 




O Defender já disponibiliza uma tomada tipo isqueiro na consola central do tablier, Não querendo converter a mesma numa tomada com portas USB, por vezes mais útil, e muito menos fazer qualquer furo no tablier do Defender, decidi instalar as novos painéis na parte traseira, na tampa que cobre a instalação eléctrica dos vários farolins traseiros, neste caso a do lado direito por dispor já de um fio com +12v permanentes. Esta é a solução temporária, mas a curto prazo irá ser ligado directamente à bateria, com protecção por fusível individual.

Já há alguns anos atrás utilizei o mesmo espaço para colocar umas colunas extra para o rádio. Agora foi só fazer mais 3 furos. Um furo para o pequeno interruptor que liga/desliga a alimentação dos dois painéis. Os outros dois furos foram para ao painel tipo isqueiro e para o painel que disponibiliza duas portas USB, uma a 1A e outra a 2.1A. A montagem dos painéis foi feita de forma individual, sem recorrer à moldura que faz parte do conjunto adquirido. No entanto as medidas permitem que a mesma seja colocada caso necessário.

O resultado final foi este:



Este foi apenas um pequeno projecto, que provavelmente irá ser "duplicado" no outro lado da porta traseira do Defender. Mais tarde irei executar outros projectos que permitam por exemplo acesso a pontos de iluminação dentro e fora da tenda de tejadilho.

João Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário